QUANDO E COMO EVOLUIR DOS 5km PARA OS 10km

 em Funcional

Quando você está pronto para sair dos 5km e correr os 10km?

Eu prezo pela qualidade da corrida e não  pensar apenas na “quantidade”, para que seja praticada de forma prazerosa, isso é, sem sofrer. A  ideia é fazer 5km bem feito, correr de forma tranquila para poder evoluir de forma gradual  para os 10km.

Primeiramente, melhore seu tempo nos 5km, para seu corpo estar pronto para aumentar progressivamente e correr bem os 10km também.

Aumentar de forma brusca o volume ou intensidade faz com que risco de lesão seja alto, você até pode não sentir os efeitos no momento. Pense na corrida como cartão de crédito, você usa e gasta seu corpo agora, mas a fatura vem depois. No caso, as  dores e lesões podem aparecer dias, semanas ou até meses mais tarde. 

Você já ouviu falar da “regra dos 10%”?

De forma geral, é pensar em não aumentar mais que 10% de uma semana para a outra, tanto ritmo, quanto  volume.. Pensando em volume total, que é quantos km você faz na semana, como no volume do seu treino contínuo.

No vídeo Como Melhorar na Corrida no nosso canal, explico melhor sobre isso.

 

A ideia é evoluir de forma progressiva, mesclando intensidade, para evoluir com qualidade, e volume, aumentar quantidade de kms rodados pelo seu corpo.

 

Um forma geral e bem segura é aumentar de 1km em 1km a cada semana: 5km, 6km, 7km.. Volta para os 6km, 7km, 8km, faz umas 2 ou 3 vezes 8km…  Dessa forma, seu corpo vai ganhando condicionamento, rodagem e quando fizer sua estreia nos 10km será  bem especial, com qualidade e você poderá aproveitar e curtir mais.

 

Claro que se você se forçar, ou alguém te puxar, até consegue ir dos 5km aos 10km de forma mais rápida, mas temos a vida toda para correr, não precisamos queimar etapa e correr riscos. É preferível a qualidade, terminar bem e com aquele gostinho de “quero mais”.

Outro ponto é que é  difícil aumentar de uma vez só intensidade e volume, seu corpo acaba sentindo, por isso é importante variar na semana e de forma que seu corpo possa se adaptar. Se você só pensar em aumentar o volume dos 5km para os 10km e treinar menos intensidade, vai melhorar seu desempenho nos 5km também, mas lembrando que treinar de forma bem específica faz com que a evolução seja ainda melhor.

Faz de forma gradual, curte o processo para quando chegar nos 10km você não faça seu corpo sofrer por muito tempo.

 

Lembrando que  um planejamento com treinos específicos e orientação com acompanhamento profissional, faz com que você tenha resultados ainda mais expressivos, melhorando seu desempenho longe de dores e lesões.

 

Se quiser saber mais sobre nosso programa On-line de corrida, acesse nosso site A ARTE DE CORRER.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
Open chat