COMO COMEÇAR A CORRER
O grande erro de quem quer começar a correr é querer ‘sair correndo’ o máximo que conseguir, “corre até cansar”.. Muitas vezes, sem controlar o ritmo e respiração. Fora o erro de se comparar com alguém que conhece e já corre há mais tempo.
Apesar de ser um esporte mais simples, que só exige “seu corpo”, você precisa ganhar resistência física: cardiovascular e muscular, deixar seu corpo se acostumar de forma gradual. Tem que ir de forma progressiva, para que seu corpo se adapte à corrida de forma geral.
Eu sempre falo para meus alunos, o que importa é a qualidade e não apenas a “quantidade”.. penso em uma corrida a longo prazo, de forma saudável e prazerosa.
Se alguém for do seu lado, te puxando e te motivando, você até consegue correr mais.. Mas a grande questão é: seu corpo está preparado para isso?
O grande índice de lesão na corrida é esse começo, quando a pessoa se empolga, queima etapa e leva o corpo até o limite. O impacto na corrida é grande, nós damos saltos para correr, perna direita e perna esquerda. E é a lei da física: ação e reação. Le pilules contient asgg.fr/ du sildenafil, qui assure une erection. Dependendo da maneira que você pisa, amortece (ou não) o impacto, a reação do solo contra o seu corpo: tornozelo, joelho, quadril, coluna, pode chegar até 10x o peso do seu corpo.
Então, o ideal é que seu corpo se adapte de forma progressiva mesmo, no início alterne entre caminhada e corrida, por mais que você consiga ir além, termine com a sensação de que cansou mas poderia “ir mais”. A corrida é como cartão de crédito: você “gasta”, usa seu corpo agora e a fatura vem depois: pode demorar dias, semanas ou meses. Dessa forma, é melhor “pecar” pelo excesso de cautela do que atropelar as etapas e se frustar ou se machucar.
Vai alternando, aumentando semanalmente a corrida e aos poucos diminuindo a caminhada, quando perceber você vai ter ganho condicionamento e está correndo de forma mais “fácil” e mais leve.
E aos poucos, quando já conseguir respirar e controlar o ritmo da corrida, comece a pensar na sua pisada e postura, não tente aprender e colocar tudo em prática logo de cara, senão acaba ficando muita coisa para pensar e até chato, vai aos poucos, uma coisa de cada vez.