COMO COMEÇAR A CORRER

 em Corridas

O grande erro de quem quer começar a correr é querer ‘sair correndo’ o máximo que conseguir, “corre até cansar”.. Muitas vezes, sem controlar o ritmo e respiração. Fora o erro de se comparar com alguém que conhece e já corre há mais tempo.

 

Apesar de ser um esporte mais simples, que só exige “seu corpo”, você precisa ganhar resistência física: cardiovascular e muscular, deixar seu corpo se acostumar de forma gradual. Tem que ir de forma progressiva, para que seu corpo se adapte à corrida de forma geral.

 

Eu sempre falo para meus alunos, o que importa é a qualidade e não apenas a  “quantidade”.. penso em uma corrida a longo prazo, de forma saudável e prazerosa.

 

Se alguém for do seu lado, te puxando e te motivando, você até consegue correr mais.. Mas a grande questão é: seu corpo está preparado para isso?

 

O grande índice de lesão na corrida é esse começo, quando a pessoa se empolga, queima etapa e leva o corpo até o limite. O impacto na corrida é grande, nós damos saltos para correr, perna direita e perna esquerda. E é a lei da física: ação e reação. Dependendo da maneira que você pisa, amortece (ou não) o impacto, a reação do solo contra o  seu corpo: tornozelo, joelho, quadril, coluna, pode chegar até 10x o peso do seu corpo.

 

Então, o ideal é que seu corpo se adapte de forma progressiva mesmo,  no início alterne entre caminhada e corrida, por mais que você consiga ir além, termine com a sensação de que cansou mas poderia  “ir mais”. A corrida é como cartão de crédito: você “gasta”, usa seu corpo agora e a fatura vem depois: pode demorar dias, semanas ou meses. Dessa forma, é melhor “pecar” pelo excesso de cautela do que atropelar as etapas e se frustar ou se machucar. 

 

Alterne entre caminhada mais forte e corrida em um ritmo bem confortável, não se preocupe em ir rápido no início. E não corra até ficar muito ofegante e cansado, no seu limite, controle ritmo mesmo  que no começo você corra apenas 20 a 30 segundos.  E ao precisar andar, procure não passar dos 2 minutos.

Vai alternando, aumentando semanalmente a corrida e aos poucos diminuindo a caminhada, quando perceber você vai ter ganho condicionamento e está correndo de forma mais “fácil” e mais leve.

Controle a respiração, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, existem diferentes ritmos que podem te ajudar, no nosso canal temos um vídeo explicativo: Como respirar melhorar durante a corrida

E aos poucos, quando já conseguir respirar e controlar o ritmo da corrida, comece a pensar na sua pisada e postura, não tente aprender e colocar tudo em prática logo de cara, senão acaba ficando muita coisa para pensar e até chato, vai aos poucos, uma coisa de cada vez.

 

Essas são as maiores dificuldades que eu vejo o pessoal sofrer quando começa a correr, mas claro, um acompanhamento e orientação profissional é o ideal, para fazer de forma específica e adaptada para o que você precisa, de acordo com seu condicionamento. Pois não somos todos iguais, os ajustes devem ser de forma individual.
Se você quiser aprender e começar a correr de forma saudável e segura, conheça nosso treinamento online com planilhas específicas, fortalecimento e orientação profissional. Conheça mais no nosso site A ARTE DE CORRER
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